Entrevistado:

120.2.A4 - Aglaly Maria Costa

Data da entrevista: 03/09/2003

Entrevistadores(as): Responsáveis pela transcrição de materiais: Revisores da transcrição de materiais:
Função, Escola, Período
Função Escola Período
Professor(a) ESCOLA CLASSE 308 SUL
Professor(a) ESCOLA JÚLIA KUBITSCHEK

Biografia

A professora Aglali Maria Costa fez parte da primeira turma de professores concursados – o primeiro concurso nacional para o sistema educacional de Brasília – integrando o grupo denominado 'os sessenta de 60'. Professora do ensino médio, com atuação na área de Educação Física e lotada na CASEB – professora pioneira da instituição – tornou-se assídua participante de variados campeonatos, de diferentes modalidades de esporte. Desde o primeiro ano em Brasília ajudou na realização/operacionalização dos Jogos Estudantis do Distrito Federal. Na CASEB, chegou a ser coordenadora da área de Educação Física.


Áreas de atuação
  • Educação Física

Resumo

A entrevistada – Aglali Maria Costa – fala, de início, do processo de seleção de professores para a nova capital do Brasil, nos anos 60, de sua participação nesse processo, sua aprovação e da vinda para cá. Fala, também, das promessas ( algumas não cumpridas) para atrair os docentes pioneiros. Discorre sobre o que aqui encontrou em termos educacionais, em particular na CASEB: o ensino em período integral; os “clubes” -- segmentos de aprendizagem por área de conhecimento, por disciplina; as “salas ambiente” -- o aluno vai à sala de determinada matéria, para ter aula sobre a mesma; a interação entre disciplinas, que, na prática, aponta para a multidisciplinaridade; práticas pedagógicas inusitadas e criativas, visando a fixação de conteúdos, como as simulações de júris.\r +
A professora Aglali revela todo o seu encantamento com as colegas, com os alunos, com as condições de trabalho, com o clima de permanente desafio, com as inovações do ponto de vista educacional. Refere-se ao plano de educação concebido por Anísio Teixeira e à sua implantação com experiências como a escola-parque. Manifesta sua satisfação, naquele contexto, com o que identifica como 'valorização da Educação Física”, numa perspectiva de práticas complementares à absorção de conteúdos.

Local da entrevista: Brasília – DF (UnB – Faculdade de Educação)

Palavras chave

Observação


Voltar