Entrevistado:

120.2.A2 - Amábile Andrade Gomes

Data da entrevista: 01/11/1980

Entrevistadores(as): Responsáveis pela transcrição de materiais:
Função, Escola, Período
Função Escola Período
Professor(a) ESCOLA CLASSE 108 SUL
Professor(a) ESCOLA JÚLIA KUBITSCHEK
Professor(a) ESCOLA NORMAL DE BRASÍLIA 1957

Biografia

A professora Amábile Andrade Gomes veio para Brasília acompanhando o esposo. Sua primeira turma na Capital em construção – ela já exercia o magistério quando aqui chegou – tinha como sala de aula a sala de reuniões da diretoria da Novacap. Isso, dois meses antes da inauguração da primeira escola – grupo escolar Júlia Kubitschek – em 1957. Logo integrou o corpo docente dessa primeira escola oficial de Brasília, de onde, mais tarde, foi transferida para a escola-classe da 308 Sul. A seguir, exerceu a função de vice-diretora de outra escola-classe: a da 108 Sul. E foi, posteriormente, diretora em Sobradinho, onde alega ter se sentido mais útil, dado que, em se tratando de uma região muito pobre, seu envolvimento com a comunidade carente foi bem maior. No entanto, em seguida, foi trabalhar na assessoria da Fundação Educacional, afastando-se da sala de aula.

BIOGRAFIA ELABORADA POR OCASIÃO DA ENTREVISTA DE NOVEMBRO DE 1980:

A professora Amábile Andrade Gomes relata em três gravações a sua chegada à Brasília quando se tornou responsável pela tarefa de educar os filhos dos candangos. Teve sua primeira turma ainda na Capital em construção, nas sala de reuniões da diretoria da Novacap no período que antecedeu a inauguração da primeira escola – grupo escolar Júlia Kubitschek – em 1957. Logo integrou o corpo docente dessa primeira escola oficial de Brasília, de onde, mais tarde, foi transferida para a escola-classe da 308 Sul. A seguir, exerceu a função de vice-diretora de outra escola-classe: a da 108 Sul. E foi, posteriormente, diretora em Sobradinho, onde alega ter se sentido mais útil, dado que, em se tratando de uma região muito pobre, seu envolvimento com a comunidade carente foi bem maior. Em seguida, foi trabalhar na assessoria da Fundação Educacional junto com a professora Helena Reis, afastando-se da sala de aula.


Áreas de atuação
  • Atividades

Resumo

A entrevistada discorre sobre a sua presença pioneira no contexto educacional da futura Capital com o relato de uma experiência inusitada de formar uma turma tinha na sala de reuniões da Novacap. Seu discurso a respeito do seu pioneirismo está presente, na integração do núcleo inicial de professoras com apenas quatro professores na escola Júlia Kubitschek, a primeira de Brasília. A professora discorre a respeito da condição funcional dos professores em relação aos funcionários da NOVACAP, da cessão de casas para os professores pioneiros e a respeito da implantação das escolas de acampamento construídas pelas construtoras. Relata ainda no corpo da entrevista o episódio da primeira missa de Brasília assistida pelos estudantes com uniformes improvisados e da atuação do Dr. Bernardo Sayão nos primórdios da cidade. Ainda narra a compostiação do quadro de professores da Escola Júlia Kubitschek e a implantação de um regime de gestão compartilhada por meio de rodízio. Seu depoimento descreve as bases do sistema educacional que veio a ser implantado no DF, e das experiências anteriores ao surgimento da CASEB, do Elefante Branco e das escolas-classe e parque. A entrevistada ainda descreve a experiência das classes preliminares e do seu período atuando na assessoria do gabinete daDra. Helena Reis, responsável pela área pedagógica da Fundação Educacional do Distrito Federal.

Local da entrevista: Brasília – DF

Palavras chave

Observação


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