Entrevistado:

120.2.B4 - Beatriz Mendes Chaves Ros

Data da entrevista: 21/04/2009

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Função, Escola, Período

Biografia

Beatriz Mendes Chavez Ros, professora da pré-escola, chegou em Brasília em 29 de dezembro de 1959 e seu efetivo ingresso no sistema educacional da nova capital deu-se em 16 de agosto de 1961. Em maio daquele ano havia participado do segundo concurso para seleção de professores no Distrito Federal. Paulista de Jaú, veio para cá acompanhando o marido, que era engenheiro – aqui chegou com dez dias de casada.
Originalmente alfabetizadora, aceitou o desafio de trabalhar na pré-escola – Jardim de Infância da 108 Sul – onde permaneceu de 1961 a 1964. Em 1965 assumiu a direção do Jardim de Infância da 305 Sul. Em 1967 tornou-se diretora, por doze anos, da Escola Normal. Na chefia de gabinete da Secretaria de Educação – e anteriormente na assessoria do mesmo órgão – permaneceu por seis anos. Aposentou-se como diretora regional de ensino, sendo responsável por 110 escolas, distribuídas pelo Plano Piloto, Cruzeiro, Paranoá, Lago Norte e Lago Sul. Sua formação é em Pedagogia (UnB), com pós-graduação em Políticas Públicas de Educação, também na UnB.


Áreas de atuação
  • Alfabetização

Resumo

A professora Beatriz Mendes relata sua vinda para Brasília, recém-casada, e o ingresso, por concurso nacional, no sistema educacional da nova capital. Revela como aceitou o desafio de lecionar na pré-escola – sua área, inicialmente, era a alfabetização – e como, ao buscar as condições para dar conta da missão, descobriu a sua paixão por esse nível de ensino.\r + +
Conta, a seguir, como, a partir daí, especializou-se na área frequentando cursos promovidos pela Secretaria de Educação. Iniciou uma carreira que incluiu a sala de aula e a direção da pré-escola; a direção da Escola Normal; a chefia de gabinete da Secretaria; a diretoria regional de ensino.\r + +
A entrevistada relembra o seu tempo de professora do Jardim de Infância: a questão da matrícula – a demanda e os critérios de seleção; das atividades livres; da orientação educacional; da divisão da pré-escola em períodos segundo faixas etárias.\r + +
Em seu depoimento, a professora Beatriz reproduz a rotina das crianças no Jardim de Infância, com ênfase para as atividades livres e múltiplas – hora das novidades, hora da historinha, jogos, brincadeiras, exercícios, cantinho da boneca, música, teatro e artes plásticas, culminando com o recreio, a ginástica, o lanche, a avaliação do dia – o que foi bom e o que não foi tão bom assim.\r + +
A seguir, considerações sobre o idealismo e o entusiasmo dos professores; a dedicação e a consciência de estar contribuindo para a construção de um projeto inovador; a correlação entre a cidade-modelo e a busca da excelência na educação. E, graças a tudo isso, a certeza da entrevistada de que faria tudo de novo, com a mesma dedicação e a mesma emoção.\r + +

Local da entrevista: Brasília - DF

Palavras chave

Observação

Atuou nos Jardins de Infância da 108 e 305 sul como professora.


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