Entrevistado:

120.2.E2 - Eldonor de Almeida Pimentel

Data da entrevista: 17/06/2003

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Função, Escola, Período
Função Escola Período
Professor(a) CASEB
Professor(a) ELEFANTE BRANCO

Biografia

Eldonor de Almeida Pimentel nasceu em Belém, estado do Pará, onde cursou o 1° e 2° graus, tendo se transferido para Minas Gerais – Belo Horizonte – onde, de 1954 a 1959 cursou Química na UFMG. Paralelamente, cursou a Faculdade de Educação que, naquela época, compunha o contexto pedagógico das faculdades de Filosofia. Fez o CPOR – Centro de Preparação de Oficiais da Reserva – tendo se tornado aspirante a oficial do Exército. Atendendo à conclamação do Ministério da Educação, participou do concurso nacional e foi aprovado, vindo a integrar o quadro de professores pioneiros que deu início ao sistema educacional da nova capital brasileira. Chegando a Brasília em março de 1960, como professor recém-formado, foi escalado para o magistério pioneiro do ensino médio – CASEB e Elefante Branco. Trabalhou na “Sibéria”, denominação dada ao espaço destinado ao ensino de segundo grau, especificamente os cursos de exatas, e que se justificava por estar afastado do prédio principal. Como professor pioneiro, exerceu funções administrativas por absoluta falta de suporte, além de ter uma atuação em nível político-sindical que lhe valeu a cassação em 1961, tendo sobrevivido, em parte, graças à solidariedade de seu amigo, secretário da Aliança Francesa, que lhe cedeu espaço para a instalação de um cursinho pré-vestibular e para o denominado madureza.


Áreas de atuação
  • Química

Resumo

O entrevistado relata a fase anterior à sua vinda para a nova capital do Brasil – 1° e 2° grau em Belém, onde nasceu, e curso superior, química e licenciatura, na capital mineira, com uma já ampla experiência docente – e ressalta o entusiasmo com a construção de Brasília, as perspectivas de crescimento profissional com a aprovação no concurso nacional que recrutou professores para o sistema educacional pioneiro do Distrito Federal. Detalha, ainda, as circunstâncias que levaram à sua cassação – na verdade, não apenas a sua, mas de um grupo de 15 professores da rede pública de ensino de todo o DF, ainda em 1961 – e a luta pela sobrevivência, além do esforço interior que teve que empreender para aceitação e superação daquela medida extrema.

Local da entrevista: Brasília - DF

Palavras chave

Observação


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