Entrevistado:

120.2.L4 - Libânia Rabello Ferreira

Data da entrevista: 09/10/2003

Entrevistadores(as): Responsáveis pela transcrição de materiais: Revisores da transcrição de materiais:
Função, Escola, Período

Biografia

A professora Libânia Rabelo Ferreira chegou em Brasília no dia 9 de fevereiro de 1960 integrando o famoso grupo dos “sessenta de 60”. Prestou o concurso quando se achava em férias no Rio de Janeiro – nessa época morava, estudava e trabalhava na Venezuela – e, atendendo a pressões familiares, veio assumir, em Brasília, a sua vaga no sistema educacional pioneiro.\r +
Com formação em economia doméstica – graduou-se na Universidade do Rio de Janeiro e realizou mestrado na Venezuela – veio lecionar Educação para o Lar, na CASEB, tendo colaborado na fundação de um “clube” nessa área. Prestou o primeiro vestibular da UnB, tendo cursado Letras e, posteriormente, Pedagogia. \r +


Áreas de atuação
  • Educação para o Lar

Resumo

A entrevistada, professora Libânia Rabelo Ferreira, fala, inicialmente, de sua vinda para Brasília integrando o grupo dos “sessenta de 60”, ou seja, um grupo de sessenta professores que desembarcaram em 1960, destinados ao ensino médio na nova capital, então em construção. Rememora o acaso dessa vinda, dado que já se achava radicada e empregada na Venezuela, onde, ademais, realizava mestrado. Confessa que ficou ‘apaixonada’ pela cidade, pelo grupo, pelo desafio.\r + + + +
A professora narra a sua trajetória inicial: o treinamento a que foram submetidos; a interrupção para a inauguração da Capital; a adaptação a Brasília; o casamento e a formação da família. Fala do seu orgulho pelo fato de seus filhos terem estudado na rede pública de ensino. Focaliza a atuação dos “clubes”, voltados para determinadas áreas do conhecimento, segundo interesse demonstrado pelos alunos. Em particular, as atividades do Clube de Educação para o Lar, que a entrevistada descreve em minúcias, não apenas quanto ao que oferece a disciplina em si, mas quanto a instalações, recursos, abrangência, infra-estrutura.\r + + + +
A seguir, a professora aborda a questão da gestão educacional; focaliza a CASEB como comissão de administração; a figura do professor-orientador; a importância da ajuda psicológica e pedagógica. Refere-se à questão da moradia naqueles primórdios: solteiros dividindo moradias e casados recebendo casas e apartamentos que pagavam quase que simbolicamente.\r + + + +

Local da entrevista: Brasília - DF

Palavras chave

Observação


Voltar