Entrevistado:

120.2.M13 - Márcio Villas Boas

Data da entrevista: 27/05/2009

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Função, Escola, Período

Biografia

Márcio Villas Boas, professor pioneiro do sistema de ensino do Distrito Federal, atuou no CASEB a partir de 1961, aprovado no segundo concurso nacional para seleção de professores. Áreas de atuação: Matemática e Desenho. Graduado em Arquitetura pela Universidade de Brasília, onde ingressou em 1962, foi assistente de direção do colégio Setor Leste, quando instituiu um conselho de classe de conformação paritária: igual número de professores e alunos.\r +
Natural de Muzambinho, estado de Minas Gerais, concluiu o segundo grau (científico) em sua cidade em 1956, onde também fez o primário e o ginasial, denominações da época. Trabalhou em São Paulo, como correspondente da Polenghi, e retornou à cidade natal, onde passou a atuar como professor horista no colégio estadual e no colégio agrícola, na área de Desenho. Nessa área obteve o credenciamento em um programa de treinamento de professores, então vigente, conhecido como CADES. \r +
Veio para Brasília em 13 de março de 1959 e, até ingressar no CASEB, atuou como desenhista e, posteriormente, como consultor técnico da Novacap. Foi tesoureiro da Associação dos Professores de Brasília e participou da invasão das casas da W3, em 1962. Permaneceu sempre no magistério e hoje recebe o reconhecimento de ex-colegas e ex-alunos.\r +


Áreas de atuação
  • Matemática e Desenho

Resumo

O entrevistado, professor Márcio Villas Boas, se apresenta – nome, naturalidade – e informa ter feito primário, ginásio e científico, denominações da época, na cidade natal.\r + + + +
Em seguida, focaliza uma breve passagem por São Paulo e a frustrada tentativa de se preparar para o vestibular de Medicina. \r + + + +
A vinda a Brasília objetivou, segundo afirma, buscar numa cidade em formação, que estava se iniciando, oportunidade de trabalho e chance de estudo.\r + + + +
Fica clara, nesse início de depoimento, a sua aproximação com o magistério: desde antes de concluir o científico já atuava como professor substituto; quando volta à cidade de origem, é contratado como professor horista e obtém credencial para lecionar no primeiro grau, na área de Desenho.\r + + + +
Na sequência, fala de sua contratação como desenhista da Novacap e da decisão de participar do segundo concurso nacional para selecionar professores do ensino médio para a nova capital.\r + + + +
Revela ter lecionado no colégio CASEB, uma vez aprovado no concurso, atuando em regime de dedicação integral e evidencia que o fato de trabalhar e residir – num alojamento nos fundos – naquele estabelecimento, com diversos colegas, propiciou uma inter-relação muito forte entre todos, independentemente da área de atuação.\r + + + +
Particulariza, neste contexto, a interação com outras disciplinas – já havia assumido a Matemática, além do Desenho – como é o caso do Português, objeto de programas conjuntos, implementados a partir da constatação, por exemplo, de que se pode aplicar as regras da linguagem à Matemática, como no caso das equações e de simples sentenças matemáticas como “dois mais dois é igual a quatro”.\r + + + +
Mostra, ainda, que essa intensa ligação entre os docentes se estendeu a aspectos não didáticos: a constituição da entidade de classe e a questão da invasão de casas na W3.\r + + + +
Voltando ao fato de uma total integração entre os docentes de diferentes disciplinas, o entrevistado destaca o estabelecimento dessa relação muito mais em função das turmas do que das disciplinas propriamente ditas.\r + + + +
Em seguida, aborda sua atuação no colégio Setor Leste como assistente de direção, relatando experiências ali vividas, particularmente em razão da instituição de um conselho de classe de composição paritária.\r + + + +
A questão da moradia, com a articulação da Associação dos Professores, o planejamento detalhado, a decisão de invadir, a resistência, os apoios recebidos da comunidade, os detalhes da ação em si, as negociações e, por fim, a conquista do direito de permanência, constituem o todo de uma exposição minuciosa do episódio que ocupa boa parte da entrevista e que mobilizou professores pioneiros de Brasília.\r + + + +
Por fim, a alegria do frequente reencontro com ex-alunos, as lembranças dos colegas e uma mensagem de entusiasmo e esperança, endereçada aos docentes de hoje, encerram o depoimento.\r + + + +

Local da entrevista: Brasília - DF

Palavras chave

Observação


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