Entrevistado:

120.2.A2 - Amábile Andrade Gomes

Data da entrevista: 05/09/2002

Entrevistadores(as): Responsáveis pela transcrição de materiais: Revisores da transcrição de materiais:
Função, Escola, Período
Função Escola Período
Professor(a) ESCOLA CLASSE 108 SUL
Professor(a) ESCOLA JÚLIA KUBITSCHEK
Professor(a) ESCOLA NORMAL DE BRASÍLIA 1957

Biografia

A professora Amábile Andrade Gomes veio para Brasília acompanhando o esposo. Sua primeira turma na Capital em construção – ela já exercia o magistério quando aqui chegou – tinha como sala de aula a sala de reuniões da diretoria da Novacap. Isso, dois meses antes da inauguração da primeira escola – grupo escolar Júlia Kubitschek – em 1957. Logo integrou o corpo docente dessa primeira escola oficial de Brasília, de onde, mais tarde, foi transferida para a escola-classe da 308 Sul. A seguir, exerceu a função de vice-diretora de outra escola-classe: a da 108 Sul. E foi, posteriormente, diretora em Sobradinho, onde alega ter se sentido mais útil, dado que, em se tratando de uma região muito pobre, seu envolvimento com a comunidade carente foi bem maior. No entanto, em seguida, foi trabalhar na assessoria da Fundação Educacional, afastando-se da sala de aula.

BIOGRAFIA ELABORADA POR OCASIÃO DA ENTREVISTA DE NOVEMBRO DE 1980:

A professora Amábile Andrade Gomes relata em três gravações a sua chegada à Brasília quando se tornou responsável pela tarefa de educar os filhos dos candangos. Teve sua primeira turma ainda na Capital em construção, nas sala de reuniões da diretoria da Novacap no período que antecedeu a inauguração da primeira escola – grupo escolar Júlia Kubitschek – em 1957. Logo integrou o corpo docente dessa primeira escola oficial de Brasília, de onde, mais tarde, foi transferida para a escola-classe da 308 Sul. A seguir, exerceu a função de vice-diretora de outra escola-classe: a da 108 Sul. E foi, posteriormente, diretora em Sobradinho, onde alega ter se sentido mais útil, dado que, em se tratando de uma região muito pobre, seu envolvimento com a comunidade carente foi bem maior. Em seguida, foi trabalhar na assessoria da Fundação Educacional junto com a professora Helena Reis, afastando-se da sala de aula.


Áreas de atuação
  • Atividades

Resumo

A entrevistada começa o seu depoimento discorrendo sobre a sua presença inequivocamente pioneira no contexto educacional da futura Capital do país, enfatizando esse pioneirismo com o relato de uma experiência inusitada: a sua turma tinha como sala de aula a sala de reuniões da Novacap, de tal forma que, quando havia reunião, não havia aula. A propósito, esse pioneirismo está presente, também, no fato de integrar o núcleo inicial de professoras – quatro apenas – da escola Júlia Kubitschek, a primeira de Brasília. E esse aspecto não é apenas relatado no corpo da entrevista com o destaque de que se reveste; ele também sinaliza a importância do depoimento para os objetivos do projeto, por estar configurada, de fato, a origem do sistema educacional que veio a ser implantado no DF, já que se trata de experiências anteriores ao surgimento da CASEB, do Elefante Branco, das escolas-classe e parque, por exemplo. A entrevistada deixa claro, pela trajetória de sua atividade docente - que descreve em detalhes - que sempre esteve envolvida com a educação primária. Os demais pontos de relevo da entrevista concentram-se na descrição da rotina de funcionamento e nos objetivos da escola-classe e da escola-parque, concepções de Anísio Teixeira.

Local da entrevista: Brasília - DF

Palavras chave

Observação


Voltar